Suzana Barreto | Tratamentos - Toxina Botulínica (BOTOX® ou DYSPORT®)
(11)-3887-4220
Siga-nos nas redes sociais:

Tratamentos

Você está localizado em: Home » Tratamentos Toxina Botulínica (BOTOX® ou DYSPORT®)
Compartilhe

Toxina Botulínica (BOTOX® ou DYSPORT®)

As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos.


O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido à um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares.


Com o passar do tempo a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade da pele, e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.


A toxina botulínica que é uma substância produzida pela bactéria "Clostridium botulinum" ,tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 100 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde.


A Toxina Botulínica é usada para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiadas com o método. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas. A expressão não se altera e não há sensações desagradáveis. A duração do efeito é em média de 6 meses, com tendência à aumentar na maioria dos casos. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pela Toxina Botulínica, se atrofia, e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular.


A aplicação de Toxina Botulínica pode ser então repetida. Com a paralisia temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico. Com as aplicações repetidas, existe uma tendência à haver um efeito cada vez mais prolongado.


Algumas pessoas no entanto podem apresentar um efeito vacina e a Toxina não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos. O produto é liberado pelo FDA (agência de controle de medicamentos norte-americana), como bloqueador muscular e, quando usado por médicos treinados, não apresenta complicações sérias.


Perguntas e respostas


1. Para que serve a Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica vem sendo usado para tratamento imediato das rugas da face. Os melhores resultados são para as rugas da testa, as da região entre as sobrancelhas e para as do canto dos olhos, os "pés de galinha". Vem sendo utilizado para a região do pescoço e para tratamento de Hiperhidrose Axilar e Palmar


2. Como funciona a Toxina Botulínica?

O medicamento bloqueia o funcionamento do músculo em que foi injetado. O músculo relaxa e não contrai mais por algum tempo. Os músculos em que é injetado não tem função para o corpo e são os que provocam as rugas. Com o relaxamento destes músculos se obtém o desaparecimento das rugas.


3. A região em que foi aplicado o medicamento fica anestesiada?

Não, não há nenhuma alteração de sensibilidade. O que muda é só a capacidade de movimento de alguns músculos que são os formadores de rugas e sulcos de expressão.


4. O tratamento serve para todas as idades?

Sim, algumas pessoas que tem estes músculos muito fortes podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos. Em pessoas muito idosas, as marcas são mais profundas e podem necessitar de tratamento complementar com preenchimento, mas todas as idades podem obter beneficio para a aparência com este tratamento.


5. Quanto tempo dura o efeito do tratamento?

O efeito dura em torno de 6 meses para homens e 8 meses para a mulher. Após este tempo a capacidade de movimento dos músculos tratados volta ao que era antes. A Toxina Botulínica pode então ser repetida para manter o efeito estético.


6. Existe efeito à longo prazo?

Existe a necessidade de repetir as aplicações para se manter o efeito, mas à longo prazo existe um efeito residual por diminuição da atividade do músculo e controle do hábito de contrair. Pode então ser necessário doses menores para se obter o efeito desejado. Mas isto não ocorre igualmente para todas as pessoas.


7. A Aplicação dói?

É usado material muito delicado para fazer as aplicações, como microagulhas, e também é usado previamente um creme anestésico que deixa o tratamento muito tolerável e bem aceito.


8. É um tratamento demorado? É necessário repouso após a aplicação?

Não, a aplicação é simples e dura em média 10 minutos. É feita na própria clínica e o paciente pode voltar imediatamente ao trabalho, não necessita nenhum repouso.


9. Pode tomar sol após a aplicação?

Não há restrições ao sol por causa do tratamento, no entanto, recomenda-se o uso de filtro solar.


10. O tratamento é dispendioso?

O medicamento custa relativamente caro, mas o tratamento acaba não sendo muito dispendioso porque é simples e não necessita hospitalização para ser realizado.

Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2504 • Conj. 42 • Bela Vista
(CEP: 01402-000) - São Paulo - SP | Tel.: (11) 3887-4220
contato@suzanabarretto.com.br

Newsletter

Receba as novidades da Clínica Suzana Barretto em seu e-mail!

2017 - www.suzanabarretto.com.br - Todos os direitos reservados.
Médica Responsável Técnica: Dra. Suzana Barretto G. Pereira. CRM 34543