Suzana Barreto | Tratamentos - Lipodistrofia
(11)-3887-4220
Siga-nos nas redes sociais:

Tratamentos

Você está localizado em: Home » Tratamentos Lipodistrofia
Compartilhe

Lipodistrofia

O QUE É LIPODISTROFIA ?


Lipodistrofia é o nome dado para uma coleção de mudanças no corpo, que são vistas em pessoas que utilizam medicamentos anti-HIV. Lipo se refere à gordrdura, e distrofia significa perturbação grave, ou crescimento ruim.

A Lipodistrofia é mais comum em pessoas que estão fazendo terapia antivirótica. Estas mudanças no corpo incluem ambos a perda e/ou depósitos de gordura :

Perda de gordura : ocorre nos braços ou pernas ou face (bochechas afundadas).

Depósitos de gordura : podem aparecer no estômago, na parte de trás do pescoço (uma corcunda de búfalo), os peitos (em homens e mulheres) ou outras áreas, incluindo debaixo do queixo ou se espalha ao redor do corpo.

Depósitos de gordura debaixo da pele que causam um montículo são chamados lipomas.

Não há nenhuma definição clara de lipodistrofia, e nenhum estudo cuidadoso foi terminado em sua freqüência. Investigadores usaram definições diferentes, de lipodistrofia entre 5% e 75% dos pacientes que utilizavam medicamentos antiviróticos.

Pacientes que utilizam qualquer inibidor de protease, como também pacientes que nunca utilizaram, podem também desenvolver a lipodistrofia.



A LIPODISTROFIA É PERIGOSA ?

Embora não seja uma ameaça de vida, é um problema sério.

Depósitos de gordura atrás do pescoço podes ser grandes o bastante para causarem dores de cabeça e problemas respiratórios.

Seios aumentados em mulheres podem ser dolorosos, bem como as mudanças no corpo podem causar problemas psicológicos e emocionais. Também, por causa da lipodistrofia, alguns pacientes estão evitando terapia antivirótica.
Açúcar de sangue alto pode ser um sinal de diabete.

Algumas pessoas que utilizaram os inibidores de protease, desenvolveram diabete, ou as diabetes evoluiram para pior.



O QUE CAUSA LIPODISTROFIA ?

Não se sabe o que causa lipodistrofia. Podem haver causas diferentes para os vários sintomas.

Uma das teorias é que aqueles inibidores de protease interferem no processo da gordura. Isto é, porque moléculas de inibidor de protease são semelhantes a algumas proteínas humanas que processam a gordura. Porém, alguns pacientes que nunca utilizaram inibidores de protease têm a lipodistrofia.

Outra teoria, é que a resistência da insulina tem um papel importante no desenvolvimento da lipodistrofia. Em uma pessoa saudável, a insulina move açúcar (glicose) para as células produzirem energia ou serem armazenadas para uso futuro. Com a resistência da insulina, a glicose não é processada de maneira correta. Pessoas com resistência de insulina tendem a ganhar peso.

A lipodistrofia também pode ser semelhante a Síndrome X que pode ocorrer em pessoas que se recuperaram de doenças sérias como leucemia de infância ou câncer de seio. Para pessoas portadoras do HIV, isto pode ser causado pela recuperação do sistema imune, depois de terapia antivirótica efetiva.



A LIPODISTROFIA PODE SER TRATADA ?

Como não se sabe o que causa a lipodistrofia, não sabemos como tratá-la.

Atualmente tratamos a absorção da gordura com a Bioplastia e preenchimentos nas áreas afetadas com uma substância biocompatível, permanente e de baixo custo - o Polimetilmetacrilato.
Os depósitos de gordura podem ser tratados cirurgicamente ou removê-los através de lipoaspiração.



CONCLUINDO

A Lipodistrofia é uma coleção de mudanças no corpo, em pessoas que utilizam medicamentos antiviróticos. Podem também estar relacionados ao aumento de glicose no sangue e gordura.

Não há nenhuma definição clara de lipodistrofia, assim é difícil saber quantas pessoas as possuem. Também, sem saber o que causa lipodistrofia, não sabemos ainda como tratar de maneira efetiva.

Investigadores estão pesquisando terapias com hormônio e outros modos para tratar a lipodistrofia.

Não é recomendada a mudança, nem a interrupção do uso de medicamentos antiviróticos.

 

TRATAMENTOS INDICADOS:

BIOPLASTIA

LIPOASPIRAÇÃO

Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2504 • Conj. 42 • Bela Vista
(CEP: 01402-000) - São Paulo - SP | Tel.: (11) 3887-4220
contato@suzanabarretto.com.br

Newsletter

Receba as novidades da Clínica Suzana Barretto em seu e-mail!

2017 - www.suzanabarretto.com.br - Todos os direitos reservados.
Médica Responsável Técnica: Dra. Suzana Barretto G. Pereira. CRM 34543